ARQUITECTURAS DO MAR
Resumo
O litoral português, enquanto território humanizado, reflecte o entendimento do potencial dos recursos marítimos por parte das suas comunidades locais. Este entendimento exprimiu-se sempre de modos diversos. Desde logo, através da apropriação cultural ao nível da arquitectura das estruturas de apoio ao aproveitamento do mar. De facto, o litoral, como interface terra-mar, constitui uma zona de grande valor, mas também de grande sensibilidade ecológica, que assegura a integridade do território e do seu património.
Com base nas premissas anteriormente descritas, nomeadamente no que respeita ao património (associado aos valores de reconhecimento cultural) numa abordagem de paisagem (na sua abrangência múltipla e transdisciplinar), pretendeu-se, no âmbito do referido projecto, estabelecer uma metodologia de interpretação das designadas “arquitecturas do mar” que tenha em consideração os vários factores de análise, ecológicos e culturais, conducentes a um entendimento integrado do território costeiro e que, em certa medida, sirva de base para um novo modelo de ordenamento e gestão territorial. Desta forma, foi estabelecido um conjunto de tarefas de trabalho cronologicamente detalhadas, que por si só foram constituindo-se como etapas de uma metodologia alternativa de interpretação evolutiva do território costeiro, incluindo mudanças culturais e espaciais, no sentido de estudar o carácter daquilo que constitui o lugar da paisagem costeira.
Desenvolvimentos e/ou resultados
Ao longo da investigação foram organizados os seminários internacionais “Cidades Visiveis e Invisiveis – Visões de Mudança”, “O (Re)verso da Paisagem – Filosofias da Pobreza e da Riqueza” e “Para uma Ética do Território” para discussão da temática “Arquitecturas do Mar” e divulgação de resultados obtidos em forma de artigos científicos, publicados em dois livros "RP" e "PET". Foram ponderadas opções de trabalho e definidas estratégias de investigação em forma de comunicações realizadas pela equipa em eventos externos. Foram criadas as unidades curriculares "Requalificação das Áreas Costeiras" e "Requalificação Urbana e Arquitectónica", bem como um curso de especialização "Eco-Arquitectura“ e um laboratório de investigação "Sustenta".
Coordenação
José Duarte Gorjão Jorge
Equipa no CIAUD
-
Carlos Manuel de Almeida Figueiredo
-
Carlos Jorge Henriques Ferreira
-
Isabel Maria Augusto de Sousa Rosa
-
Jorge Manuel Tavares Ribeiro
-
Maria da Graça dos Santos Antunes Moreira
-
Maria da Graça Xavier da Fonseca e Costa Bachmann
-
Pedro Paulo da Silva Marques de Abreu
-
Maria da Conceição Bidarra de Melo Trigueiros
-
Joana Raquel de Sousa Bastos Malheiro
-
João Nuno da Silva Carrola Gomes
-
Ricardo Jorge de Almeida Ribeiro
-
Rita Gomes Batista
Equipa fora do CIAUD
-
Carlos Jorge Branco Mendes
-
Cristina Alexandra Tété Garcia
-
Henrique José Figueiredo Garcia Pereira
-
Manuel João Mendes da Silva Ramos
-
Maria Manuela Cordes Cabêdo Sanches Raposo Magalhães
-
Pedro Miguel Ramos Arsénio
-
Célia Joaquina Fernandes Faria
-
João Pedro Laranjeira Esteves
-
Rita Reis