Aldeias Não-globais
Para uma ruralidade sustentável
No âmbito do projecto de investigação “Arquitecturas Auto-Suficientes”, desenvolvido pelo Sustenta – Laboratório de Projecto de Investigação, realizou-se no dia 4 de Maio de 2016, pelas 14h, no auditório Rainha Sonja (Cubo), o evento “Aldeias Não-globais. Para uma ruralidade sustentável”.
Este evento surgiu através do protocolo estabelecido entre a FA-ULisboa e a Câmara Municipal de Mafra e enquadra-se na filosofia de investigação do Sustenta, na medida em que procura "encarar a Arquitectura não só enquanto capacidade de produzir os dispositivos construídos que constituem o ambiente físico do habitat humano, mas também dos sistemas de subsistência e produção a eles associados”.
Para além do principal objectivo que é dar a conhecer o referido projecto de investigação, este evento vem possibilitar o enquadramento de projetos finais ou dissertações de Mestrado dos alunos da FA-ULisboa, nos moldes de intervenção acordados com a Câmara Municipal de Mafra, nomeadamente:
-
Estudos de impacto no âmbito da sustentabilidade;
-
ojectos-piloto multidisciplinares para a revitalização do território rural, visando a criação de aldeias auto-suficientes e produtivas, associando-as a um modelo económico sustentável