ARQUITECTURA FORA D'HORAS
Resumo
Se há um tempo cuja vivência suspende naturalmente o quotidiano como suporte das obrigações, comportamentos, reconhecimento dos papéis e estéticas sociais dos cidadãos, é, sem dúvida, a noite.
A cidade como território propiciador da construção de imagens é o lugar de alteridade. Assim, procurar-se-á com este projecto explorar e delimitar novos conceitos e técnicas de recolha de informação, nomeadamente etnografias nocturnas, narrações sobre a noite e “passeios urbanos.
Tem por objectivo estudar as diferentes formas de apropriação do espaço urbano durante a noite, comparando aspectos significativos da actividade humana nas suas expressões culturais e sociais, durante esse período e o dia.
Pretende-se também perceber no que diferem a imagem da cidade da noite e do dia, tendo em conta a percepção do território e das significações dos conceitos ambientais, por parte dos habitantes, a partir da experiência vivida quotidianamente e das construções mentais colectivas mais generalizadas.
Por último, pretende-se detectar o condicionamento que o uso nocturno vai impor às formalizações do projecto urbano e arquitectónico nas vertentes institucional, simbólica e efémera, bem como delinear estratégias de intervenção nas arquitecturas da noite, com o intuito de explorar potencialidades criativas deste espaço de representação e possíveis modos de gerir as actividades nocturnas em espaço urbano.
Desenvolvimentos e/ou resultados
Identificação das dinâmicas (noturnas e diurnas) que marcam a atividade humana na cidade segundo restrições económicas e culturais; Tipificação dos usos do espaço da cidade através de observações de campo e análise antropológica; Análise da imagem da cidade (nocturna e diurna) e dos processos de significação espacial nas dimensões ambiental, experimental e simbólica; Determinação das restrições de uso associadas à habitação humana; Definição dos métodos de intervenção no espaço urbano noturno através de construções de natureza efêmera e carácter coletivo; Determinação de uma arquitetura da noite e do seu potencial criativo como espaço de representação; Realização de seminário internacional “A Cidade não Adormece" em 14 de Outubro de 2015.
Coordenação
José Duarte Gorjão Jorge
Equipa no CIAUD
-
Arménio da Conceição Lopes
-
Carlos Jorge Henriques Ferreira
-
Daniel Maurício Santos de Jesus
-
Isabel Maria Augusto de Sousa Rosa
-
Joana Raquel de Sousa Bastos Malheiro
-
Jorge Luís Firmino Nunes
-
Ljiljana Cavic
-
Maria Dulce Costa de Campos Loução
-
Maria Manuela Ferreira Mendes
-
Michel Toussaint Alves Pereira
-
Miguel Rodrigues da Cruz
Equipa fora do CIAUD
-
Adriana Conceição Guimarães Veríssimo Serrão
-
Ana Rita Ferreira
-
Isabel Maria da Silva Marcos Bourhis
-
Maria Regina Faia Martins Salvador
-
Maria Filomena Marques
-
Marina Moirika Reker
-
Sebastião Almeida Santos.